Os Jovens Repórteres para o Ambiente (JRA) investigam, questionam, entrevistam, recolhem factos, captam imagens, reportam e comunicam sobre sustentabilidade num exercício de cidadania activa.
Este projecto é coordenado em Portugal pela Associação Bandeira Azul:
www.abae.pt


Água Ambiente Cidadania

Água
Acabaste de entrar neste espaço? Aqui podes aprender sobre a água.
Podes participar nos desafios que são colocados no final da página.

WaterFootPrint

Water Foot Print per Capita

Reciclagem - 3R - Sensibilizar


Água para todos - trabalhos de alunos








Poemas de alunos

A água
(por Mafalda Oliveira, 8.ºA)

Chamo-me água,
mas por vezes tratam-me por H2O
os meus pais são
oxigénio e hidrogénio.
Não tenho irmãos,
mas eu só sou essencial,
para todos vós.
Sou
incolor,
inodora.
Posso ser líquida,
como também sólida,
quando congelo.
Posso ser quente ou fria,
mas tanto
quente, fria,
líquida ou sólida,
sou um bem precioso,
deves poupar-me,
e nunca estragar-me, porque
eu sacio a tua sede,
lavo-te e limpo-te.
Não te esqueças,
não me gastes, porque
eu vivo sem ti,
mas tu não sem mim.

A água
(por Rafael Boto, 8.ºA) 
A água é um bem essencial
Como está a salinizar
Não devemos tratá-la mal
E, como tal, devemos nos preocupar

A água deve ser
insípida, inodora e incolor
quando pura estiver

Aos 100 ºC atinge o ponto de ebulição
passando do estado líquido ao gasoso
Por outro lado, aos 0 ºC atinge o ponto de fusão
passando do estado líquido ao sólido


O choro das calotes polares
(por Beatriz Félix, 8ºA)

Era uma vez uma calote,
A pobre chorava sem dó nem piedade.
Fundiu a 0ºC, nua em pelota
Até que aconteceu uma barbaridade.
Deu-se o degelo, mas que crueldade!

Foi a 100 ºC que ela morreu.
E foi assim que a sua família a perdeu.
A pobre coitada era tão nova
Separaram-se as moléculas que são a prova.

Dois de hidrogénio e um de oxigénio,
São eles que a constituem.
Mas também são eles que a conduzem.
Foi horrível como isto aconteceu.
Mas foi o que se deu... quando o mundo aqueceu





“Chemistry—our life, our future,” is the slogan of the International Year of Chemistry (IYC), 2011.

Dia Mundial da Água
World Water Day






No dia 16 de Dezembro teremos a realização da 1.ª eliminatória das Olimpíadas do Ambiente. A água é o tema central.

Recursos pedagógicos e concurso para Básico e Secundário, uma iniciativa da EPAL: "Águas livres".

DESAFIOS
Para observar, estudar, aprender, pensar, reflectir,... sobre a responsabilidade de cada um e.... agir!
Em cada desafio, apresenta o resultado da tua investigação em relatório e cartaz.... ou outro formato.
Podes e deves pedir orientação aos teus professores.

 Desafio 1
Consulta o último recibo de consumo de água em tua casa.
A quantos dias diz respeito esse recibo?
Quantos litros de água foram utilizados?
Em média, qual foi o volume de água consumido diariamente por pessoa?
 Já pensaste quantas garrafas de água de 1,5 L terias de ir comprar à loja, diariamente, se a água não estivesse à tua disposição com um simples abrir de uma torneira?!!!!
E quanto pagarias?
Continuarás a querer tomar banho diário se, um dia, a única água à tua disposição for a engarrafada?

Desafio 2
Tenho quase a certeza de que tens de poupar água urgentemente!
Propõe cinco medidas de poupança... e coloca-as em prática.
Tens de conseguir que, em tua casa, todos sigam os teus conselhos.
Ao mesmo tempo vais estudar cinco recibo de água a partir de agora, e trabalhar graficamente a evolução dos consumos.

Desafio 3
Propõe uma forma de estudar o volume de água desperdiçado num mês, por uma torneira que se encontre a pingar.
Determina esse desperdício de água.
Coloca em prática a tua proposta de trabalho, e apresenta uma lista de atitudes concretas e preventivas do desperdício de água em casa e na escola.

Desafio 4
Vamos estudar o consumo de água na escola.
Começa por constituir um grupo de trabalho que inclua a formação de equipas de supervisão do estado de conservação e de funcionamento dos pontos de acesso á àgua no espaço da escola.

Desafio 5
Vais ser um jornalista que tem por missão denunciar situações de "maus tratos" à água.
Podes fotografar situações reais na tua região ou, simplesmente, escrever um artigo para um jornal local, etc.

Desafio 6
Participa no concurso "Hino à água".
Escreve textos em poesia ou em prosa sobre a água.

Desafio 7
Efectivamente a problemática da água é a do ambiente e a do desenvolvimento sustentável.
Redige textos sobre esta problemática... pode ser texto criativo. Damos pistas como título:
a) O choro do iceberg
b) O grito do pinguim
c) Quando a chuva queimar
d) As palavras das calotes polares
e) As queixas dos ursos polares
f) Quando os rios secarem

Desafio 8
A poluição da água também tem a ver com o consumo de energia e com o mau encaminhamento de resíduos. Efectivamente temos de rever os nossos comportamentos e atitudes face à nossa tendência para o consumismo exagerado e à má gestão dos nossos recursos. É um dever de cidadania.
Vai ver propostas relacionadas com o o uso da energia à página da Escola Electrão.

Sem comentários:

Enviar um comentário