Será difícil cuidar do planeta se os nossos natais continuarem... modernos ...
8.º C - os amarelinhos
O 8.º C mostrou-nos que o natal pode ser moderno a... custo zero... Vota na árvore de "Natal Amarelo", que os alunos elaboraram, no site
Reciclar é uma solução... caixas+caixas+caixas... sem gastar um tostão. O melhor que deram veio de cada um deles, os que quiseram lá estar a trabalhar...
8.º C - os amarelinhos
... pelo ambiente...
O 8.º C É tempo de Natal Amarelo |
Presépio por alunos do 6.º ano, lápis de cor sobre madeira (professora Maria dos Remédios) |
Foram dias... e noites... de Sim é no Amarelo.
Modelo de orientação do trabalho: Gaps Model - strategy and Gap 1, design and Gap 2, transition and Gap 3, operation and Gap 4...
Modelo de orientação do trabalho: Gaps Model - strategy and Gap 1, design and Gap 2, transition and Gap 3, operation and Gap 4...
... Era uma vez uma Directora de Turma que lançou um desafio: vamos ter de construir uma Árvore de "Natal Amarelo"! É uma proposta irrecusável, meninos, estamos todos comprometidos.... Sim, isto não é só para quem quer, é para todos, pois somos todos responsáveis pelo nosso mundo... Vejam, e pensem, isto é sério, muito sério... Não dá para rir!...
Temos de cuidar da nossa casa....
Temos de cuidar da nossa casa....
Perceberam a mensagem meninos?...
Precisamos de caixas... caixas de bebidas Tetra Pak, para começar, e de propostas de modelos para a árvore... e de frases e de mensagens ambientais... Ponham a imaginação a funcionar. Fico à espera, é preciso agir!
E atenção, não é para o final do ano! É para a próxima aula...
... Foram chegarando caixas+caixas+caixas:
... e propostas de modelos para a árvore:
A paixão do João Mourão |
João Mourão com cola quente |
... frases e mensagens ambientais,... Era tempo da EWWR, Semana Europeia da Prevenção de Resíduos: em marcadores de livros os alunos escreveram as suas frases...
... e veio à escola fazer uma palestra e entregar os prémios!
Entrega de prémios |
Palestra por Margarida Gomes A alegria do prémio ...mais premiados... |
E outra palestra... e mais trabalhos sobre a temática da água e a sua importância:
Palestra sobre poluição dos solos e dos recursos hidrícos
A água é única... património mundial da humanidade
O caos estava instalado... os alunos comprometidos, as caixas amontoavam-se num cenário que mais parecia uma anarquia completa!
Um dia atrás do outro a professora Susana Mateus dizia....
"meninos só interessa quem quer trabalhar, não estamos aqui para teclar telemóveis e fazer salão... há muito para fazer....".
A professora Susana Mateus não dava tréguas, e nem os colegas escaparam.... O professor Aníbal Leal e a professora Dina Lagoa foram requisitados para ajudar no serviço!!!!
A árvore foi surgindo...
"meninos só interessa quem quer trabalhar, não estamos aqui para teclar telemóveis e fazer salão... há muito para fazer....".
A professora Susana Mateus não dava tréguas, e nem os colegas escaparam.... O professor Aníbal Leal e a professora Dina Lagoa foram requisitados para ajudar no serviço!!!!
A árvore foi surgindo...
A professora Dina resignou-se... "É preciso ajuda? É só dizer..." ; vou só ali e já venho... Bem, é melhor adiar a viagem...
O professor Aníbal tratou de uma compensação, para os seus alunos de forma muito subtil!
A mensagem ambiental vencedora foi de uma aluna sua, a Maria Dias, e a turma do 8.º C ainda teve de recortar, com mestria, e a pedido da sua professora Susana Mateus, as muitas letras em material Tetra Pak para elaboração do painel que acompanhou a exposição da Árvore... ... e a turma do 8.º C sentiu-se traída! A directora de turma compensou-os, também de forma subtil...
"meninos, têm aqui um bolinho de chocolate...".
Afinal, uma refeição merecida após toda a dedicação, empenho e esforço, que obrigou a inventar e reinventar dinheiro, cola, fita-cola, arame. papel, cartão, fio... sem dinheiro, sem tempo, sem.... sem quase tudo!
"meninos, têm aqui um bolinho de chocolate...".
Afinal, uma refeição merecida após toda a dedicação, empenho e esforço, que obrigou a inventar e reinventar dinheiro, cola, fita-cola, arame. papel, cartão, fio... sem dinheiro, sem tempo, sem.... sem quase tudo!
Outras propostas começaram a surgir, por iniciativa e solicitação de outros docentes de outras turmas:
Professora Rosette, de Inglês: figuras do presépio por alunos do 5.º ano, turmas C e D..
Professora Célia Anágua, de AP: moda! Ainda não sabemos bem.... Talvez a moda Primavera-Verão, ou Outono - Inverno da próxima época vá assistir, pela primeira vez na história, a modelos únicos por alunos do 7.º ano.
A todos os que acreditaram e colaboraram neste projecto, muito obrigada.
A todos os que perceberam as mensagens que o mesmo encerra e que, de alguma forma, lhe vão dar continuidade, muito mais obrigada.
A todos os que perceberam as mensagens que o mesmo encerra e que, de alguma forma, lhe vão dar continuidade, muito mais obrigada.
Toda a comunidade beneficia da Partilha e Quality of Experience Gap 5
Vamos continuar a trabalhar com caixas... agora na temática da água ou em outras. Há mais desafios à espera...